Na tarde de hoje a oposição conseguiu mais uma assinatura para a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que visa investigar as denúncias envolvendo a Consilux. A nova assinatura é do Vereador Professor Galdino do PSDB. Ontem três vereadores também da base governista aderiram: Caique Ferrante (PRP), Denilson Pires (DEM ) e Jair César (PSDB). O projeto alcança 10 assinaturas, faltando apenas três para abertura da CPI na Câmara Municipal de Curitiba.
O Vereador Algaci Tulio (PMDB), líder da oposição, está a frente da coleta de assinaturas e acredita que nos próximos dias novos vereadores venham a aderir.
Sobre a CPI:
Diante da denúncia feita pelo Programa Fantástico sobre os atos de corrupção assumidos pela Empresa de radares Consilux que presta serviço para a Prefeitura de Curitiba, a bancada de oposição iniciou em março a coleta assinaturas dos demais vereadores para instauração de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito. Na reportagem veiculada no Fantástico, o diretor comercial da empresa, Heterleu Richter Junior, confessa que além de anular multas em Curitiba para poderosos e apadrinhados políticos, também frauda editais e age sem critério para a instalação de radares nas prefeituras a que presta serviço. A justificativa dos vereadores oposicionistas para o pedido está na falta de esclarecimentos sobre várias questões pertinentes ao contrato feito entre Prefeitura e a Consilux, como:
– Anulação de multas para apadrinhados políticos
– Critérios que determinaram a escolha da Consilux como vencedora do edital
– Transparência nos critérios para a colocação dos radares na cidade
– Providências a serem tomadas em relação a manutenção do contrato desta empresa com a Prefeitura,
– Destinação do recurso recolhido pelas multas
Outras informações – Assessoria de imprensa PT Curitiba Ana Carolina Caldas