O vereador Pedro Paulo (PT), participou nesta segunda, 9, da audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) que debateu a Lei de Adoção e o Movimento Nacional das Crianças “Inadotáveis “” – MONACI. Além dos parlamentares da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Tadeu Veneri, o deputado federal Dr. Rosinha e o promotor de justiça, Dr. Murilo Digiácomo, a atriz Letícia Sabatella trouxeram apoio ao movimento.
A fundadora do MONACI, Aristéia Moraes Rau, falou dos objetivos do movimento e da luta que enfrenta na tentativa de adotar crianças portadoras do HIV. Foi acompanhada de depoimentos de outras famílias que aguardam pacientemente o trâmite dos processos. “Não é possível aceitar como normal a lentidão da justiça, por isso criamos o MONACI”, declarou Aristéia.
Letícia Sabatella, que integra a ONG Movimento Humanos Direitos, parabenizou a luta do movimento e disse apoiadora da iniciativa porque é uma ação de amor e generosidade.
“Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente complete neste ano 21 anos e seja modelo de legislação para o mundo, há muito o que se fazer para que seja cumprido. O ECA ainda é visto com preconceito por setores da sociedade que ainda nem o conhecem plenamente e não absorveram o seu significado maior que é o de garantir políticas públicas e, por conseguinte, a cidadania plena a nossa população infanto-juvenil”, comentou o vereador Pedro Paulo.
O parlamentar petista também anunciou que em junho será realizado o encontro de aniversário do ECA na Câmara Municipal.