Militantes virtuais relembram histórias de campanha
Por Gustavo Serrate – Portal do PT
Em diversas ocasiões o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu a importância dos blogueiros. Assim o fez este ano: “Não vou esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão durante os oito anos do meu governo e nas eleições”, disse durante o segundo encontro nacional dos blogueiros progressistas.
Atentos às mudanças na comunicação, militantes virtuais de todo o país produzem informação diferenciada. A secretaria nacional de comunicação do PT entrevistou alguns blogueiros a fim de descobrir o que se passa nos bastidores da distribuição alternativa de informação pela internet:
A jornalista Thea Tavares é uma blogueira que compõe a equipe do Lado B. O blog é realizado por uma equipe de moradores de Curitiba, e já atingiu a faixa dos 12 mil acessos por mês. O visual do Blog Lado B é caprichado e o tema é política nacional, sob o slogan “Porque toda notícia tem dois lados”. O surgimento do blog se deu porque Thea atuava em um grupo de esquerda que sentia necessidade de um espaço para se pronunciar. Ela define o perfil de Curitiba como muito conservador, por isso as redes sociais suprem uma carência. “A gente sente um bloqueio muito grande na imprensa aqui no Paraná e por isso a necessidade do blog. Não temos a pretensão de competir com a imprensa, mas abrir o espaço para mostrar o contraditório”, explica Thea.
Durante a campanha da atual presidenta Dilma Rousseff, Thea conseguiu sair na frente da imprensa e fez um furo de reportagem. A pauta foi reproduzida depois em grandes veículos de imprensa. O furo contava o curioso caso do prefeito tucano Vanderlei Crestani (PSDB), que abraçava a campanha da Dilma “com unhas e dentes”, conta. O seguinte trecho foi originalmente publicado em 19 de julho de 2010 no blog Lado B:
”Crestani disse à Dilma que fará campanha a ela para demonstrar a gratidão que sente por tudo o que o Governo Lula fez em favor do seu município, situado no Sudoeste do Paraná”.
“Apesar de toda aquela campanha raivosa e mentirosa feita contra a candidatura de Dilma, a pessoa que sente na carne os benefícios concretos do governo Lula não vai se pautar pelo Jornal Nacional da Rede Globo, embora só veja aquilo”.
Thea acredita nos blogs como uma alternativa aos meios de comunicação tradicionais, e é otimista sobre a parte da população sem acesso a internet: “O povo brasileiro evoluiu muito. O poder de manipulação das grandes mídias diminuiu. O povo sabe quando está sendo manipulado. Apesar de toda aquela campanha raivosa e mentirosa feita contra a candidatura de Dilma, a pessoa que sente na carne os benefícios concretos do governo Lula não vai se pautar pelo Jornal Nacional da Rede Globo, embora só veja aquilo”, diz Thea.
Blogueiros progressistas
O blogueiro paulistano Luis Carlos Gonçalves, formado em filosofia, é especialista em cidadania e participação popular na prefeitura de Sumaré. Luiz Carlos é autor do blog Cidadania e Democracia e começou sua atividade na blogosfera há pouco tempo, em julho deste ano. Ele criou o blog com o intuito de ampliar a exposição de seus trabalhos ao público, além de discutir filosofia, política e administração pública. “Defendo que a democratização das comunicações é o próximo e decisivo passo para o aprofundamento da democracia no Brasil”, diz.
Também de São Paulo, Fernando Gaebler, dono no blog homônimo, tem apenas 23 anos, mas se lembra das eleições de 2008 quando o presidente Lula demonstrou apoio à militância virtual. Fernando também guarda na memória a imensa mobilização da militância em 2006. Fernando criou o blog visando abordar assuntos necessários para o desenvolvimento do Partido, da juventude petista e do projeto socialista. Outro tema de interesse de seu blog é pensar e desenvolver planos de uso da internet aproximando a sociedade organizada com o poder local e com as coligações.
O blog Petista Online, o diário do front, também de São Paulo, foi criado pelo militante virtual, Geison Gunnar. O blog nasceu após as eleições de 2010. “Durante a campanha, atuei nas redes sociais e utilizei muitos blogs de esquerda para contribuir com a eleição da nossa presidenta Dilma Rousseff. Eu sentia falta de um Blog Petista, e me propus a fazê-lo”, diz Gunnar. A proposta do blog é “atuar numa linguagem diferenciada, que atinja a juventude. Percebo o quanto é importante militar em prol da formação de novas lideranças. Precisamos da força da juventude para fortalecer o Patido dos Trabalhadores”, diz Gunnar. O blogueiro relembra o papel decisivo dos blogueiros na desconstrução da farsa da bolinha de papel que “atingiu” o ex-candidato José Serra.
“Tudo está sendo vigiado pelos militantes virtuais. Qualquer mentira ou uma calúnia publicada é desconstruída rapidamente pelos ativistas digitais”, conclui Gunnar.
Confira abaixo alguns blogueiros ouvidos pelo Portal do PT.
Eri Castro – Maranhão, do Brasil e do mundo
Envie também a sua história para a comunicação do PT: [email protected]