Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Execução da ação de reintegração de posse está prevista para a próxima terça-feira (29)

Moradores da Comunidade Vila Nova, bairro Alto Boqueirão, protestaram nesta sexta-feira (25) em frente à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) para cobrar uma resposta às ameaças de despejo que vêm sofrendo. Eles esperavam conversar com algum representante da Cohab, mas não foram atendidos. Uma reunião com o secretário da Habitação, Osmar Bertoldi, foi agendada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Paraná para a próxima terça-feira (29). A execução da ação de reintegração de posse está prevista para o mesmo dia.

Cerca de 50 famílias vivem na região há aproximadamente dois anos e no dia 8 de novembro foram avisadas (por oficiais de justiça, por representantes da Prefeitura e policiais militares) que seriam despejadas, sem direito à realocação ou outra medida que garanta o direito à moradia.

Agora as famílias reivindicam garantias de realocação e um lugar para ir em caso de despejo.

“Disseram que a gente tinha até semana que vem para tirar nossas coisas e desmanchar as casas, ou as máquinas vão passar por cima de tudo e vamos sair só com os documentos e as sacolas de roupas”, relata um morador. Nova ameaça foi realizada pela Polícia na terça-feira (22), reafirmando a ação de reintegração de posse para o dia 29.

Na manhã de quarta-feira (23), um grupo de 15 moradores esteve na Cohab para cobrar a realocação para outra área ou o direito de permanecer no local. A Companhia aceitou conversar apenas com cinco representantes, e, como resposta, sugeriu que as famílias entrassem na fila para aguardar vagas em moradias populares. “Eles falaram que nós vamos ter que entrar na fila e depois que 80 mil pessoas forem atendidas nós teremos um lugar pra morar. Mas para onde nós vamos agora? Vamos sair com nossas famílias e morar na rua?”, questiona outro morador.

O mandato da vereadora Professora Josete acompanha o caso.

Contatos para esta pauta:
– Wanda de Assis – Assembleia Popular: 9876-1807.
– Iziel, morador da Vila Nova (41) 9893-4364.
– Willian, morador da Vila Nova (41) 9212-1041.

Informações: Assembléia Popular do Paraná – Mutirão por um novo Brasil