A direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Curitiba esclarece que o regulamento das prévias e encontros municipais de 2012, aprovado pelo Diretório Nacional do PT no dia 2/12/2011, e alterado pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), no seu artigo 23º, estabelece:
“Art. 23: Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado, os responsáveis de cada chapa deverão encaminhar à CEM, a relação com os nomes completos de todos os delegados eleitos para o Encontro respectivo e seus suplentes, que, na ausência dos delegados efetivos, serão convocados de acordo com a ordem estabelecida pela chapa”.
Assim como o artigo 19º do regulamento do 18º Encontro Municipal do PT de Curitiba, aprovado pelo Diretório Municipal, aponta que:
“Art. 19: Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado, os responsáveis de cada chapa deverão encaminhar à CEM, a relação com os nomes completos de todos os delegados eleitos para o Encontro respectivo e seus suplentes, que, na ausência dos delegados efetivos, serão convocados de acordo com a ordem estabelecida pela chapa”.
Face a esses entendimentos, o Partido dos Trabalhadores esclarece que até às 21h15 da noite de ontem (17), a comissão eleitoral (COE), composta pelos seus membros Arielto Alves, Joel Estevão e Anderson Fasolin, recebeu o protocolo de inscrição de 172 delegados titulares e 172 delegados suplentes, integrantes da Chapa 1 “Uma Aliança para Mudar Curitiba com Você”.
É do conhecimento desta direção que a Chapa 2 “Candidatura Própria Já” argumenta ter encaminhado, pelo e-mail [email protected], a sua relação com os nomes dos delegados e suplentes da Chapa 2.
Considerando que o entendimento da comissão eleitoral do PT de Curitiba é de que esse procedimento não caracteriza protocolo de recebimento, a mesma estará remetendo essa questão para a análise e manifestação da Executiva Municipal do partido.
Esclarecemos, ainda, que não existe da parte dos dirigentes do PT de Curitiba nenhuma intenção de criar obstáculos à participação legítima e democrática dos filiados e filiadas eleitos no último dia 15 para participarem do encontro municipal no final do mês, nem destes manifestarem sua posição ou defenderem as teses propostas, sejam elas sobre a coligação ou sobre a candidatura própria.
Entendemos, por fim, que o encontro municipal que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril não têm por objetivo referendar apenas uma tese, mas, sim, deliberar sobre o conteúdo das teses de ambas as chapas que disputaram o processo eleitoral no último dia 15 de abril.
Curitiba-PR, 18 de abril de 2012
Roseli Isidoro
Presidenta do Diretório Municipal do PT de Curitiba