|
|
Por unanimidade, o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira, 06 de março. Dr. Rosinha, que foi indicado para o cargo pelo PT, na semana passada, recebeu o voto dos 34 membros titulares que compareceram à reunião.
“O fato de não haver nenhum voto em branco, nenhum voto nulo demonstra a confiança no trabalho que vamos fazer e nos dá representatividade”, afirmou o novo presidente, que já tomou posse.
Na Câmara, vão necessariamente para análise da CSSF assuntos relacionados à saúde, previdência e assistência social.
O deputado também deu indicações de como deve ser seu trabalho à frente da comissão. “É uma comissão desafiadora, que vai muito além da análise dos projetos de lei que nela tramitam, cerca de 34% dos projetos da Casa”, disse. “Não vamos trabalhar passivamente, apenas conforme formos demandados, aprovando ou não os projetos que chegam. Quero estabelecer um interlocução entre comissão e sociedade, para pensar políticas públicas para o setor.”
Dr. Rosinha, médico pediatra e servidor licenciado da prefeitura de Curitiba, começou a vida pública militando na área da saúde.
De acordo ele, entre os temas a serem enfrentados pelo colegiado este ano estão as patentes de medicamentos. “A questão da patente é importante porque pesa na economia popular e também na balança comercial do país.”
Para o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), titular da CSSF, o ano de 2013, por não ser eleitoral, propicia um salto de qualidade dentro da comissão. “Espero uma condução extremamente democrática, aberta a todas as temáticas e sintonizada com aquilo que o país precisa. É um ano importante, podemos aprofundar alguns debates, como os da área de segurança alimentar e nutricional”, opinou.
Outra integrante, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), disse esperar que o colegiado, sob a presidência de Dr. Rosinha, tenha um diálogo melhor com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS). “O MDS executa o maior programa de transferência de renda do mundo e, infelizmente, não tem aberto até agora um canal de diálogo com a comissão. Espero que isso mude com a presidência do PT.”