A militância do PT esteve presente em peso no 1º debate entre os candidatos e candidatas à Prefeitura. Realizado por iniciativa do Padre Leocádio, da paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani, no bairro Barreirinha, o debate deste domingo à noite demonstrou que nossa candidata Gleisi Hoffmann está preparada e demonstrou firmeza e segurança.
Gleisi Hoffmann defende uma cidade que invista nas pessoas e critica Prefeitura pelo abandono aos doentes e crianças.
A Coligação “Curitiba Para todos” levou propostas e foi clara ao mostrar os grandes problemas da atual gestão que não prioriza os curitibanos e curitibanas. Ao responder a pergunta sobre a saúde em Curitiba, Gleisi Hoffmann destacou que a Prefeitura investe em estrutura física, mas não investe no atendimento à população. “As pessoas enfrentam longas filas para marcar consultas com médicos especialistas. Quem acredita que está tudo bem é porque nunca esperou oito meses por uma mamografia”, disse ela.
Ainda sobre a falta de atenção às pessoas Prefeitura, Gleisi lembrou que a atual gestão “tem uma dívida com a cidade, um déficit de 45 mil vagas nas creches.” Também reafirmou várias vezes que Curitiba tem recebido verbas do governo federal, o que tem auxiliado no desenvolvimento de programas sociais na cidade. Como era de se esperar o Prefeito Beto Richa, mais uma vez tentou omitir a ajuda do governo federal. Sem falar em números, apenas disse que Gleisi “estava enganada sobre 70% de verbas do governo federal investidos na saúde”
Mais gastos em publicidade e menos na saúde
Os altos gastos com publicidade pela gestão Beto Richa também foram lembrados durante o debate. Mais verbas para publicidade e menos para os postos de saúde. Foi noticiado pela imprensa durante a semana que ” a previsão de gastos com publicidade institucional para 2008 é de R$ 8,8 milhões. Já as despesas da prefeitura com a construção de postos de saúde e compra de materiais para equipar essas unidades, de acordo com a Secretaria de Saúde, deve ser de R$ 8,6 milhões” (fonte Gazeta do Povo)
União e amor ao partido leva garra da militância petista ao debate
André Passos lamenta “claque” e vaias de secretários, funcionários e cargos comissionados da Prefeitura
Ali estavam, vieram dos seus bairros, sem que ninguém os obrigasse: assim são os militantes do PT. Vieram como sempre a militância petista faz: para juntar forças e apoiar nossos candidatos. André Passos, presidente do PT de Curitiba e coordenador da Campanha de Gleisi, lamentou a presença de cargos comissionados, funcionários e secretários da gestão atual da Prefeitura. “Achei que essa era uma prática ultrapassada. A Prefeitura devia fazer o mesmo para encher suas audiências públicas – porém não de cargos comissionados, e sim da população que tem reivindicações a fazer.” Lembrou ainda que ” os militantes do PT se cotizam muitas vezes para pagar a passagem de ônibus dos companheiros – mas todo mundo chega até lá para apoiar nossos candidatos e não porque podem perder o emprego”, disse André Passos.
Assessoria de imprensa do PT Curitiba – Ana Carolina Caldas
Foto: Joka Madruga