O PT de Curitiba convoca seus membros, aposentados e pensionistas para engrossar o movimento dos trabalhadores contra projetos do governo que taxam aposentadorias e pensões e aumenta impostos no Estado.
Os “presentes” de Natal que o governador Beto Richa quer dar aos paranaenses serão votados pelos deputados estaduais nesta terça-feira, dia 09, em sessão da Assembleia Legislativa.
O tarifaço, que está dividido em 16 projetos de lei que aumentam o custo de vida e taxa aposentadorias e pensões, foi aprovado hoje (08) na Comissão de Constituição e Justiça. Mesmo sobre muita pressão contrária de servidores e trabalhadores, a maioria dos parlamentares avalizou as proposta de Beto Richa, que traz também a criação de um Fundo de Aposentadoria Complementar.
Na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, pelos servidores públicos estaduais, com o apoio do mandato do deputado estadual Professor Lemos, as categorias decidiram que unirão forças para que os projetos de lei do ‘Pacotaço de Natal’ não sejam aprovados.
O presidente do PT Curitiba, Natalino Bastos reforça sobre a necessidade de união dos servidores e da sociedade. “Todas as categorias têm se mobilizado após o anúncio de taxação das aposentadorias e aumento de impostos. Os servidores públicos e os cidadãos paranaenses, que sofrerão as consequências dessas propostas, precisam estar unidos nesta luta”, afirmou Bastos.
Na semana passada, um ‘pacotaço’ de projetos foi encaminhado por Beto Richa para votação na Assembleia Legislativa em regime de urgência. Entre outras mudanças, os 16 projetos de lei do pacote termina com a isenção previdenciária para aposentados e pensionistas, que atingirem o teto de R$ 4.300,00; aumentam o IPVA, o ICMS do combustível, material escolar e alimentos, além de elevar em 6,5% as custas judiciais. Juntas, estas medidas vão onerar ainda mais o bolso do cidadão paranaense.
Representantes do Ministério Público, da educação pública, dos militares, da saúde, policiais civis, dos servidores da justiça, dos agentes penitenciários e dos aposentados participaram do debate coletivo e permanecem na Assembleia para uma entrega da carta pública, formulada a partir dos encaminhamentos da audiência. O documento será entregue a todos os parlamentares explicando o posicionamento contrário aos projetos e solicitando o apoio do Legislativo.
Serviço: Mobilização contra o Tarifaço de Beto Richa
Horário: 13h
Data: 09/12/2014
Local: Assembleia Legislativa do Paraná, Praça Nossa Senhora de Salete s/n, Centro Cívico. Curitiba.
Com informações da CUT-PR e da APP-Sindicato.