Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Quatro horas da manhã. Pedro Ferreira chega à Unidade de Saúde São Pedro para tentar atendimento. No dia anterior, chegou às 5h30, mas era o décimo quarto paciente na fila. Não conseguiu atendimento. Na quinta-feira (31) para garantir, chegou mais cedo. Desta vez a senha estava garantida. Era o primeiro da fila.”É sempre assim. A gente vem em um dia e não consegue atendimento. No outro, tem que vir mais cedo. Se não consegue de novo, tem que continuar vindo, até dar sorte e poder ser atendido”, afirma. Pedro Ferreira estava em busca de um médico para exames de rotina, já que perdeu a perna direita em um acidente.

A realidade da saúde em Curitiba é esta. Todos os dias de madrugada filas se formam nas portas das Unidades de Saúde. São pessoas em busca de uma das poucas senhas – entre oito e quinze – para ter direito a serem vistas por um médico. Para isso, primeiro, deve-se madrugar para ir pra fila da senha. Número na mão é preciso agora paciência para esperar pela consulta. Muitas vezes, as pessoas podem ser atendidas só no final da tarde, mesmo estando no posto desde a madrugada. Ainda assim, as senhas são apenas para pediatras, clínico geral ou então um ginecologista. Para as outras especialidades as filas são invisíveis. As pessoas esperam meses e até anos em casa por uma simples consulta.

Para a candidata à Prefeitura de Curitiba Gleisi Hoffmann, da Coligação Curitiba para Todos (PT – PSC – PRB – PHS – PMN – PTC) está na hora do morador da cidade ser mais importante do que os prédios. “Não adianta termos prédios bonitos, reformados, com televisões de plasma, se o mais importante, o cuidado com nossa gente, não está sendo feito. A saúde do povo curitibano não pode ser uma questão de sorte”, diz.

Para tanto, Gleisi pretende investir na capacitação dos funcionários das unidades e acabar com as filas de exames e de consultas com especialistas. Outro compromisso é agilizar o atendimento nos centros de urgências médicas, as antigas Unidades 24 horas.
“A solução dos problemas da cidade não está na realização de obras, mas no compromisso com os resultados desejados”, completa.

 

 Assessoria de imprensa Gleisi Hoffmann


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51