EduCultura
O evento vai até sábado (3), com a oferta de 32 mil ingressos para servidores da educação, da cultura e comunidade em geral para 248 diferentes atrações culturais que acontecerão em 30 espaços da cidade.
“É um presente para a gente, um momento de distração e magia”, disse Dirlei Peters. A colega Ângela Pereira destacou que foi por meio da semana Cultural que conheceu diferentes espaços culturais da cidade, entre eles os teatros Guaíra e Paiol. “É a oportunidade e o estimulo para participarmos de bons espetáculos”, disse Ângela.
Vanessa também aproveita a Semana Cultural e outras atividades da Prefeitura para assistir a bons shows e espetáculos. Integrada à rede há cinco anos, quando mudou de outra cidade para Curitiba, Vanessa lembra que foi por meio de um ingresso da Semana Cultural que conheceu o Teatro Guaíra. Agora que conhece a qualidade dos espetáculos fez questão de levar o filho Lucas, de 3 anos, para assistir junto ao espetáculo. “É um momento especial e de valorização do nosso trabalho, com investimento na nossa cultura”, disse Vanessa.
A Semana Cultural é promovida desde 2013, em parcerias entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba, como parte do projeto EduCultura, voltado à ampliação do repertório cultural de quem trabalha na educação e na cultura nos equipamentos municipais. No caso dos profissionais da educação, integra ainda o programa de formação continuada. “É um investimento no capital cultural dos profissionais que são muito dedicados, persistem em suas formações acadêmicas e precisam ter um momento de fruição de cultura”, disse a Secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
No primeiro dia do evento foram oferecidos centenas de ingressos para 16 atividades culturais nas áreas de música, cinema, literatura, teatro, dança e artes visuais. “A Semana Cultural já se consolidou como um grande e tradicional evento de cultura da nossa cidade integrando um conjunto de parceiros que nos apoiam e compreendem a importância desta estratégia de investimento no capital cultural deste grupo”, disse o presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Marcos Cordiolli.
O evento promove uma imersão cultural aproximando os profissionais da educação com produtores de arte local, promovendo uma importante interação. Desde a primeira edição, em 2013, foram oferecidos mais de 150 mil ingressos para 1.268 ações culturais realizadas nas Semanas Culturais e Semana Cultural Literária.
A participação nos espetáculos acontece no dia de permanência do profissional da educação, ou seja, no horário em que o profissional está fora de sala de aula, dedicando-se à pesquisa e planejamento de novas ações. Com 22 anos de trabalho na rede municipal de ensino, a professora Maria do Carmo Cherubim considera a oportunidade promovida a partir da Semana Cultural um incentivo à boa prática com os estudantes. “Por meio das artes, vivenciamos um momento de reflexão de nossas práticas pedagógicas e saímos de cada apresentação mais leves e felizes”, disse Maria do Carmo.
Há opções de espetáculos, shows, exposições cursos variados, atendendo os diferentes gostos. Para muitos profissionais, além das artes a Semana Cultural é momento para encontrar amigos de profissão que trabalham em unidades distantes. Na avaliação da diretora da Escola Municipal Araucária, Elisiane Santoro Falkowski, o evento é transformados, pois quando retornam para ás atividades os profissionais estão mais criativos e motivados. “Essa é uma formação no coração dos profissionais da educação. É um momento para a formação pessoal e isso resulta em pessoas trabalhando mais alegres, mais sensíveis, com ideias novas e transformadoras”, disse Elisiane.
São parceiros da Prefeitura de Curitiba na realização da Semana Cultural o Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), IFPR, UNIBRASIL, Universidade Positivo, FECOMERCIO PR, SESC, Paço da Liberdade, Núcleo Sindical Curitiba Sul, APP Sindicato, ICAC, Colégio Estadual do Paraná, IPHAN, Museu Oscar Niemeyer, FTD Digital Arena, Biblioteca Pública do Paraná, Centro Cultural Guido Viáro, Museu Guido Viáro, ISAE, UNESPAR e Teatro Lala Scheneider.