Por utilizar dinheiro público na veiculação de publicidade indevida veiculada em 2003, o ex-prefeito Cassio Taniguchi (DEM, ex-PFL) será oficiado pela justiça, nesta semana, e terá de devolver cerca de 1 milhão de reais aos cofres públicos do Município.
Na época, o atual prefeito, Beto Richa (PSDB), era vice de Taniguchi.
Autor da ação popular, André Passos comemorou a decisão da justiça. “Este é o reconhecimento que vale a pena lutar pela ética na política, que é importante a população e o legislativo cumprirem sua função de fiscalizar o uso do dinheiro público com transparência.” E ainda completou: “ O dinheiro suado do curitibano agora será devolvido pelo ex prefeito e continuaremos a fiscalizar o poder público.”
A propaganda com o slogan “Trabalhamos mais, falamos menos” , na ação proposta por Passos juntamente com o advogado Rodrigo Arruda Sanchez, foi considerada ilegal por não possui teor informativo.
“A propaganda serviu para promoção do ex prefeito como político, a propaganda não informava sobre o que a estava fazendo pelo bem da Cidade”, explicou o advogada Rodrigo Arruda. O valor usado na época para a veiculação das propagandas (out doors, cartazes, etc..) somavam o montante de $650 mil, que será corrigido para este ano alçançando assim cerca de 1 milhão de reais.
Em 2006, os advogados de defesa do ex prefeito recorrem da decisão da justiça que já sentenciava a favor da ação e, nesta semana o TJ/Paraná indefere o pedido, acatando os argumentos da ação ajuizada pelo Vereador André Passos.
Com informações da assessoria parlamentar