Vereadores revelam em análise a comparação dos gastos com divulgação da Prefeitura e o investimento em áreas sociais.
Para a bancada do PT, a condenação do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), a pagar multa de R$ 603 mil pela utilização da propaganda oficial do Município para promoção pessoal, apenas confirma as denúncias apresentadas pela oposição. Os vereadores de oposição vão apresentar nesta quarta, 26, pedido de informações oficiais sobre os gastos em publicidade e propor a alteração da proposta orçamentária 2009 (LOA) redirecionando os gastos previstos em propaganda para a área de habitação e educação infantil.
Na proposta orçamentária de 2009, estão previstos cerca de 25 milhões para gastos com comunicação. Para o líder da bancada do PT, Vereador Pedro Paulo, ‘a prioridade com gastos em propaganda está estampada na proposta orçamentária. Temos que revê-la, principalmente em se tratando de uma capital onde a falta de creches e de política habitacional são temas que repercutem nacionalmente.’
A partir de análises já feitas pelos vereadores do PT, há uma grande diferença entre os gastos com comunicação e o investimento em áreas sociais.
Na LOA 2009, o previsto para gastos com divulgação da Prefeitura é no valor de R$ 24.909.000,00 e os recursos previstos, por exemplo, para construção de CMEIs, é de R$1.250.000,00. Para as áreas de segurança, a comparação é ainda mais preocupante. O valor de R$8.351.000 para o patrulhamento escolar limita-se ao gasto com pessoal, não havendo nenhum adicional para novos investimentos e, para policiamento há previsão de um investimento de apenas R$647.000. Outro exemplo é a proposta para habitação: de recursos próprios da Prefeitura, o valor do investimento fica em R$13.482,000.
Veja tabela abaixo com a comparação de outras áreas de investimento: