Um vídeo gravado na noite da última quarta-feira (11/7), dois dias antes da abertura dos Jogos Pan-Americanos, revela que voluntários e convidados já vaiaram à menção ao nome do presidente Lula, durante ensaio da cerimônia.
Disponível no Youtube, o vídeo, de 53 segundos, foi gravado no anel superior das arquibancadas do Maracanã. Imediatamente após os locutores anunciarem o nome de Lula, em espanhol e em português, vaias são ouvidas.
Vetado à imprensa, o último ensaio teve a participação de voluntários, que receberam convites para distribuir a familiares e amigos.
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) vê indícios de que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM, ex-PFL), tenha organizado uma claque para aplaudi-lo e para vaiar o presidente da República na abertura dos jogos.
“Além desse vídeo, há uma série de outros indícios de que a Prefeitura do Rio de fato buscou criar um factóide contra Lula, o que é grave em função da repercussão internacional do evento”, afirma Dr. Rosinha.
Servidores “dispensados”
A venda dos ingressos do Pan-2007 está sob responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, que contratou a empresa Ticketronics para executar o serviço.
A seleção dos voluntários também esteve a cargo da administração municipal. Das 80 mil pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntários nos Jogos Pan-Americanos, 15 mil foram selecionadas.
Coube à Fundação João Goulart —entidade vinculada à Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Administração— tanto o recrutamento quanto o treinamento dos voluntários.
Apesar do alto número de candidatos à função de voluntário, o prefeito César Maia assinou, no último dia 14 de junho, um decreto que “dispensou de suas atividades regulares”, durante a realização dos jogos, os servidores com inscrição confirmada para trabalho voluntário.
“Quais foram os critérios para a escolha dos voluntários do Pan?”, questiona Dr. Rosinha. “Havia necessidade de dispensar servidores municipais? Quantos foram dispensados do serviço?”
O deputado Dr. Rosinha sugere que o PT do Rio de Janeiro faça tais questionamentos à prefeitura da cidade.
Ingressos “distribuídos”
Conforme matéria publicada na última sexta-feira (13/7) pelo jornal “O Dia”, a Prefeitura do Rio de Janeiro estaria “distribuindo” nada menos que 100 mil ingressos para os jogos do Pan.
“A Prefeitura do Rio vai distribuir 100 mil ingressos do Pan para todas as suas secretarias”, diz trecho da matéria. “As que mais estão recebendo são as de Educação, Assistência Social e a Comlurb.”
Um voluntário que ganhou três ingressos para a abertura do evento foi preso, ao tentar vender um dos bilhetes a um promotor de Justiça. Ele foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal instalado no próprio Maracanã. Do setor nobre, os ingressos valiam R$ 250.
“Ao meu ver, cabe uma investigação a respeito tanto da forma como a Prefeitura do Rio de Janeiro selecionou os voluntários quanto sobre a venda e distribuição gratuita de ingressos”, afirma Dr. Rosinha. “Falta transparência em todo esse processo.”
Para saber mais:
“Vaia de elite reacionária não vale”, diz Dr. Rosinha
Link para o vídeo do ensaio no Youtube
Prefeitura dá 100 mil ingressos para jogos do Pan
Jovem que ganhou três entradas oferece ingresso a promotor e é preso
___________
Decreto de César Maia ‘abona’ ponto para servidor voluntário:
DECRETO N.º 28067 DE 14 DE JUNHO DE 2007.
Dispõe sobre o exercício de servidores inscritos como voluntários para atuar nos Jogos Pan-americanos de 2007.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor;
DECRETA
Art. 1.º Os servidores municipais, com inscrições confirmadas até o dia 1.º de junho de 2007, para trabalho voluntário junto aos Jogos Pan-americanos de 2007, serão dispensados de suas atividades regulares, durante o período de realização do evento, mediante prévia autorização do titular da pasta de lotação.
Art. 2.º O trabalho voluntário a que se refere o art. 1.º, será considerado como de efetivo exercício para todos os efeitos legais.
§ 1.º Caberá à Secretaria Especial Rio 2007 – SE 2007, o controle da freqüência dos servidores voluntários, encaminhado-a à Secretaria Municipal de Administração – SMA, por meio magnético, tão logo findo o prazo previsto para os Jogos.
§ 2.º A relação de freqüência mencionada no § 1.º, será elaborada por órgão de lotação, dela constando: matrícula, nome do voluntário e período efetivamente trabalhado.
Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 14 de junho de 2007 – 443º ano de Fundação da Cidade
CESAR MAIA