A Vereadora Roseli Isidoro participou nos dias 28 e 29 de Julho de 2007 do Congresso Estadual do PT. E aproveitou a ocasião para entregrar a Carta escrita pelo Sinditest aos Deputados Estaduais e Federais do partido e tambem para o Ministro Paulo Bernardo. Segue abaixo o texto na integra da carta.
Os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, vem, respeitosamente, através da sua entidade sindical – SINDITEST-Pr, externar a nossa preocupação com relação a morosidade do andamento do processo das negociações referentes à greve em curso dos servidores das universidades federais.
Entendemos que decorridos 58 dias de paralisação, o governo neste momento da negociação já poderia ter apresentado a disponibilidade orçamentária, para dar uma maior celeridade ao processo negocial, relativo a estrutura remuneratória da tabela, um dos itens de reivindicação da categoria e fator que nos parece, gerador do impasse entre governo e CNG/FASUBRA.
Temos a clareza de que é necessária a construção de uma referência coletiva acerca de valores, dos limites e prazos de definição do processo negocial, no tocante a estrutura da tabela.
Salientamos que a categoria, ao receber a noticia de que o governo informou ao Comando Nacional de Greve que os recursos destinados ao Plano de Saúde Complementar, serão liberados a partir do mês de novembro de 2007 para toda a base da FASUBRA e das Escolas Técnicas e Agrotécnicas, CEFETs e Pedro II avaliou positivamente, entendendo que o governo deu sinais de disposição ao diálogo com a nossa categoria em greve.
No entanto, reputamos como imprescindível o atendimento ao item revisão das tabelas vencimentais, haja vista termos o menor piso salarial do conjunto do funcionalismo público federal, tendo na base do seu corpo técnico, mais de 156 mil trabalhadores e trabalhadoras que atuam nas universidades federais.
Neste sentido, o SINDITEST-Pr, que tem na sua base de representação mais de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras da UFPR e UTFPR; vem solicitar seu especial empenho no sentido de intervir junto ao Governo Federal, para viabilizar solução urgente ao impasse gerado na mesa de negociação do CNG/Fasubra, a acerca de valores, dos limites e prazos de definição do processo negocial, no tocante a estrutura da tabela.
Na perspectiva de que a sua intervenção positiva junto ao Governo, seja decisiva para a vitória dos trabalhadores e trabalhadoras desta Instituição, bem como das IFEs, manifestamos desde já as nossa saudações .
José Carlos Assunção Belotto
Presidente do SINDITEST/PR
Da assessoria parlamentar