Com o reinício das sessões na Câmara Municipal de Curitiba, um dos pontos de pauta para o semestre deve ser novamente o metrô em Curitiba. Por enquanto, estudos e projetos já oneraram significativamente os cofres públicos e nada saiu do papel.
O Vereador André Passos reconhece a importância de se pensar em transporte de alta capacidade para uma já considerada metrópole como Curitiba.Porém, antes é necessário fazer a lição de casa.
“ Hoje o transporte coletivo na Cidade tem problemas e a concepção de mobilidade social não tem sido pensada agregada ao planejamento urbano como um todo. Existem dados que revelam o aumento do uso de transporte individual, congestionando cada vez mais o trânsito.A prefeitura apenas tem resolvido com a abertura de mais e mais vias que logo tornam a apresentar os mesmos problemas. Além disso, o atual sistema de transporte coletivo precisa ser melhorado para então iniciar um novo sistema tão caro para a Cidade”, disse.
A proposta do Vereador é que primeiro se pense no que existe atualmente e as demandas a serem resolvidas. “Até o metrô sair do papel, mais ou menos para sua implementação levará uns 6 anos o que ocasionará o pagamento de subsídios pela Cidade para a manutenção das obras e funcionamento. E enquanto isso, será que os terminais de ônibus serão reformados, mais ônibus serão comprados?A vida da população não pode parar até que o metrô fique pronto.”
Assessoria parlamentar