Gleisi Hoffmann é a representante do PT Curitiba para as eleições municipais de outubro. Na tarde desta segunda-feira (10), o Diretório Municipal organizou uma coletiva, em praça pública, no Largo da Ordem, para anunciar oficialmente o resultado das prévias. “Tive um sentimento de muita responsabilidade”, declarou Gleisi sobre a confirmação de sua candidatura. “O histórico e a responsabilidade social do partido é grande”.
As eleições aconteceram no último domingo (9), em nove regionais da cidade. Ao todo, foram 1414 filiados que votaram. Gleisi obteve quase 54% desses votos, seguida de Tadeu Veneri (44,5%) e Luiz Herlain (1,5%).
Para os pré-candidatos que também disputavam as prévias, o partido conseguiu acumular forças durante todo esse processo e sai, assim, mais fortalecido. “É uma prova de maturidade”, afirmou Veneri. Foi também consenso entre os petistas que a participação ativa da militância durante as prévias, resgatou a união do partido junto a um programa que debata a cidade que Curitiba merece ser. Para Gleisi, a proliferação de obras, sem o devido desenvolvimento humano que as acompanhem, de nada servem. “Há caminhos melhores a traçar”, disse.
O PT é o unico partido brasileiro que realiza eleições internas para escolher seus representantes aos cargos eletivos. Apesar de críticas vindas de outra legenda da capital, que nao entendeu a lógica da democracia partidária baseada no diálogo com seus militantes e com a sociedade, o presidente do PT Curitiba, André Passos, considera que “a cidade aprovou as prévias dessa forma”. “É um bom exemplo, espero que seja seguido”, complementou. Sobre o fato de abrir uma coletiva de imprensa em espaço público, Passos relembrou que lugares como a Boca Maldita e o Largo da Ordem sempre foram símbolo de participação popular nas lutas democráticas. E já afirma: “as coletivas do PT serão em plena cidade”.
_
Tiago Valdivieso
Foto: Joka Madruga