Com a presença de mais de mil militantes, o 16º Encontro Municipal do PT de Curitiba, realizado neste sábado 14, homologou a candidatura de Gleisi Hoffmann à Prefeitura de Curitiba e dos 57 candidatos a vereadores pelo partido. Decisões sobre o candidato ou candidata a vice e demais partidos da aliança serão definidas junto ao partido até o final do mês. Estiveram presentes no ato de homologação o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o deputado Dr. Rosinha, o deputado federal Ângelo Vanhoni e o deputado estadual Tadeu Veneri. Também compareceram os representantes dos partidos PHS, PRB, PTC, PMN, PSC e PV. O Presidente da Itaipu, Jorge Miguel Samek, que viajava a trabalho enviou uma mensagem gravada para a candidata e companheiros do PT. Chamada ao palco pelo deputado federal Ângelo Vanhoni, que foi por 3 vezes candidato à prefeito da Cidade, Gleisi Hoffmann foi recebida pelos militantes petistas que agitavam suas bandeiras ao som do jingle da campanha. Acompanhada pelo marido, o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo e também seus filhos, Gleisi emocionada agradeceu o apoio e reafirmou o compromisso em fazer da campanha o que o PT deseja para a Cidade. “Com democracia e participação vamos fazer essa caminhada. Ouso falar em mudanças, sim, e apresentar várias propostas inovadoras na concepção de gestão e de políticas públicas porque acredito em uma nova Curitiba para a qual o melhor é a mudança. As metas são melhorar o que está bom e fazer o que nunca foi feito, seguindo o modelo do governo do Presidente Lula. Hoje é o dia dos que sentem o coração bater mais forte sempre que escutam a palavra mudança.”
Campanha e organização da militância
Durante a parte da manhã, a campanha visual e o jingle foram apresentados à militância. O Vermelho que estampa os materiais e o slogan “Melhorar o que está bom. Fazer o que nunca foi feito”, definem a identidade da campanha petista. O PT de Curitiba inicia a campanha para as eleições municipais contando com a organização dos militantes que desde o início do ano vem trabalhando. “A Executiva e o Diretório Municipal do Partido realizaram reuniões e já tem comissões organizadas para pensar e executar cada momento da nossa caminhada rumo à vitória”, afirma André Passos – presidente do PT de Curitiba.
A definição das diretrizes do plano de governo é uma das etapas já cumpridas pelos militantes. A Coordenadora do Plano de Governo, Miriam Gonçalves trabalha com vários grupos temáticos desde o ano passado e afirma que o PT conta com o acúmulo de petistas e colaboradores que estudam a Cidade há muito tempo. “São propostas criativas, com aprofundamento e reflexo de vários debates que cada grupo realizou”, explica Miriam. “Nosso plano de governo é o resultado do acúmulo de estudos que estes grupos fazem há bastante tempo.” conclui.
Chapa de Vereadores
57 candidatos a vereadores pelo PT de Curitiba foram homologados para compor a chapa que tem Gleisi Hoffman candidata à Prefeita. Para o Secretário de Organização do PT, João Paulo Mehl, a chapa de vereadores está bem representada por vários setores da sociedade. “Mas o mais importante é que o PT tem o compromisso em defender um projeto político construído coletivamente. Não são candidatos ou candidatas a vereadores com projetos individuais.” explica. Em abril deste ano, o partido realizou um Seminário de Formação para os pré-candidatos, incluindo desde análise de conjuntura da Cidade até informações técnicas para a organização das campanhas.