O vereador Pedro Paulo, líder da bancada do PT, diz que vai cobrar do prefeito Beto Richa (PSDB) a efetivação de uma política habitacional voltada às famílias de baixa renda. Segundo o parlamentar, a COHAB não tem orçamento adequado e nem mesmo os financiamentos federais nesta área são utilizados integralmente pelo município.
“A demanda é crescente e o município não tem enfrentado o problema. É uma desfaçatez da Cohab dizer aos sem-tetos que aguardem na fila. E qual a orientação que ela dá as 60 mil famílias que já estão inscritas?”, questiona reagindo a resposta dada pelo presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, as famílias despejadas da ocupação no bairro Fazendinha.
Os vereadores de oposição planejam reforçar o debate sobre a política habitacional em Curitiba. “Vamos cobrar do prefeito Richa o anúncio de medidas para enfrentar o déficit habitacional na cidade por que no primeiro mandato elas não vieram e a fila da Cohab só aumentou. A própria Cohab admite que tem família esperando a quinze anos na fila”, comenta Pedro Paulo.
“As famílias esperaram na fila calmamente os últimos quatro anos e nenhuma medida foi tomada. Vamos aguardar que medidas venham até o início de 2009, se não vierem nós mesmos vamos organizar as famílias para planejar soluções alternativas ao problema”, desafia o petista.