Na abertura do encontro com prefeitos e vice-prefeitos do PT, esta manhã, o ministro Paulo Bernardo falou da crise financeira internacional e animou os futuros gestores municipais quando disse que ocorrerão adaptações no orçamento da União, sim, mas que o governo federal não pretende mexer no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, e que deve manter os seus programas sociais.
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu, nesta sexta-feira, em Curitiba, os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo partido em 2008. Nesse encontro, ficou decidido que as administrações petistas farão um planejamento comum de sua gestão, em especial das políticas educacionais e para a implementação de ações voltadas à participação popular. Logo na primeira quinzena de dezembro, o PT vai voltar a reunir esses prefeitos e vices, acompanhados dos futuros secretários das áreas de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento para organizarem juntos a atuação nos 100 primeiros dias de governo. “Nessa interação, queremos dar suporte para a implantar o processo de participação popular e priorizar ações na área educacional”, disse a presidente do Partido, Gleisi Hoffmann. Ela também destacou a importância de se construir uma atuação coesa na linha da política partidária e disse que o projeto para 2010 no estado tem de ser alinhado com o projeto nacional.
Além dos membros da executiva estadual do PT, participaram da abertura do encontro com os prefeitos e vices os secretários de estado, Ênio Verri e Lygia Pupatto, os deputados federais, André Vargas e Doutor Rosinha, e o deputado estadual Péricles de Mello.
Cidade Educadora
O PT vai realizar, em janeiro de 2009, o seu 1º Seminário Estadual sobre Política Educacional, reunindo os secretários municipais de educação das administrações petistas e onde o PT tem a vice-prefeitura. Para o professor Benjamin Maia, a idéia é “pensar e agir em rede na construção e uma cidade educadora”. “Ao longo de sua história, o partido construiu modelos de gestão da educação e inovou em muitas políticas públicas que a sociedade assimilou como naturais e que passou a cobrar mesmo de outros governos essas prioridades. Foi assim com a educação integral e com o orçamento participativo, por exemplo, na prefeitura de Porto Alegre”, informou Maia.
Encontros de Vereadores
Em novembro, o PT vai reunir os vereadores eleitos em encontros regionais por todo o estado: Cruzeiro do Oeste (dia 8), Francisco Beltrão (15), Vera Cruz do Oeste (16), Maringá (22), Londrina (23), Pinhais (29) e Ponta Grossa (30).
Site PT Paraná
Jornalista: Thea Tavares – MTb 3207/PR