O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (14) o uso da internet durante a campanha eleitoral. Em entrevista a rádios de Roraima, o presidente disse que seria impossível controlar o uso da web e ressaltou a necessidade de regulamentar o uso sem proibir.”Seria impossível imaginar que você vai controlar a internet. A internet é uma coisa que fugiu ao controle de seu criador. É uma coisa que vamos ter que discutir muito. O que é importante é que a gente tenha o seguinte cuidado: a gente precisa normatizar sem proibir a liberdade de internet”, afirmou o presidente na entrevista.
Lula lembrou que as crianças a partir de oito anos já usam a internet para ter acesso a informações, o que não existia no passado recente. Por isso, segundo ele, seria uma “loucura” proibir o uso da web. “Em vez de proibir o que nós temos que fazer é responsabilizar quem usa a internet. Acho que a eleição não pode ser uma coisa que cause tanto medo a algumas pessoas”, afirmou.
O presidente ressaltou que durante muito tempo os políticos lutaram por liberdade de expressão, de comunicação e política, e que não há como “trancar” essa evolução agora.
“Acho que tem de ser livre mesmo. É importante as pessoas saberem quem é candidato. Vamos dar aos internautas o direito de viajar e descobrir mais coisas”, afirmou Lula.