Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806
Três emendas da vereadora Professora Josete (PT) também foram aprovadas pelo Plenário

Foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Curitiba o projeto que prevê o Serviço de Informações da CMC, que inicia o processo de regulamentação da Lei de Acesso à Informação nacional no âmbito do legislativo municipal. De acordo com o projeto, a nova seção fica subordinada à Divisão de Protocolo da Casa e sob responsabilidade do Diretor Geral da CMC.

Desde o dia 16 de maio deste ano o Serviço está funcionando, presencialmente na Câmara e também pelo site da instituição, por meio de um formulário. O projeto agora aguarda uma regulamentação técnica que deve definir exatamente como o serviço será prestado à população, segundo uma instrução da Procuradoria Jurídica da Casa. Porém, o mandato não tem informações sobre a previsão de uma nova regulamentação.

Emendas da Professora Josete
Três emendas aditivas da vereadora Professora Josete (PT) ao projeto também foram aprovadas pelo Plenário. As emendas apenas acrescentam especificações ao projeto.

Uma das emendas acrescenta um artigo que esclarece e estabelece que o Serviço de Informação é destinado à qualquer interessado, que poderá apresentar pedido de acesso à informação por qualquer meio legítimo. A emenda veda qualquer exigência em relação ao motivo do requerimento, ou seja, qualquer cidadão pode solicitar informações por qualquer meio sem ter que explicar o porquê.

A segunda emenda estabelece que não poderá ser negado acesso a informação necessária a tutela jurisdicional ou administrativa de direitos fundamentais: se alguém precisar de informações de posse do poder público, seja no âmbito jurisdicional ou administrativo, por qualquer motivo, o poder público não pode deixar de prestar essa informação. Além disso, o acesso a informações sobre condutas de violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos não poderá ser restringido.

A terceira emenda estabelece que, em caso de resposta negativa ao pedido, o cidadão possa ter acesso à íntegra da decisão negativa, por certidão ou cópia. As emendas têm os números 032.00033.2012, 032.00034.2012 e 032.00035.2012 (você também pode conferir a íntegra das emendas no site da vereadora Professora Josete, clique aqui).

O projeto
O projeto de iniciativa da comissão executiva do Legislativo estabelece o Serviço de Informação e regulamenta a Lei de Acesso à Informação na Câmara Municipal. O projeto é de número 004.00003.2012. Todos os projetos e emendas podem ser consultados no Sistema de Proposições Legislativas da Câmara Municipal, neste link.


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51