
Mirian Gonçalves, vice-prefeita de Curitiba a partir do dia 1° de janeiro de 2013, é advogada trabalhista e militante do Partido dos Trabalhadores. Natural de Tupi Paulista, no interior de São Paulo, Mirian atua há vários anos na defesa do direito dos trabalhadores e na luta pelos direitos humanos. Mirian conquistou a vice-candidatura após uma votação apertada nas nove regionais do PT em Curitiba. Ela ganhou de Roseli Isidoro.
A vice do futuro prefeito Gustavo Fruet (PDT) lutou pela democratização do país junto aos movimentos populares durante o regime militar e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao longo do tempo, atuando como advogada, Mirian virou sócia fundadora do Escritório de Advocacia e Defesa da Classe Trabalhadora, o Declatra.
A advogada de 51 anos aprofundou sua formação acadêmica e especializou-se em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha, e adquiriu o título de mestre em Direitos das Relações Sociais na UFPR. Nos últimos anos, Mirian assumiu a coordenação do programa de governo do PT em 2008 em Curitiba e foi a coordenadora do programa do partido nas eleições deste ano. Atualmente, a advogada trabalhista é a atual vice-presidente do PT de Curitiba.