Para Salamuni, “é dever do Legislativo municipal homenagear as pessoas e entidades cuja atuação é positiva para a coletividade. Trata-se de um reconhecimento das ações promovidas por tais indivíduos no âmbito da municipalidade”. O presidente da Câmara também destacou o papel dos vereadores, frente aos desafios de Curitiba. “Trata-se de uma cidade com um milhão e setecentos mil habitantes, orçamento de 5 bilhões de reais e a quarta economia mais próspera do Brasil. Tais características, embora positivas, ensejam problemas, e, justamente em razão disso, a cidade deve constituir a principal e mais constante preocupação dos vereadores eleitos”.
Saudação
O músico Zé Rodrigo e o advogado Gustavo Kfoury discursaram em nome de todos os 28 premiados, destacando a iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba. “Quando iniciei o projeto de montar uma orquestra de jazz, tinha consciência de que os desafios seriam quase intransponíveis, mas esse prêmio concedido pela Câmara de Curitiba, demonstra que a ideia não era tão absurda. Mostra, também, que os curitibanos possuem a sensibilidade necessária para absorver toda espécie de manifestação musical”, disse Zé Rodrigo, da Soullution Orchestra .
Para o advogado Gustavo Swain Kfouri, “Curitiba acompanha com otimismo essa nova fase da Câmara Municipal. O órgão tem se esmerado no desempenho de sua função institucional. Esta premiação nos orgulha!”, afirmou.
Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, ao lado do presidente Paulo Salamuni, o secretário de estado para assuntos especias da Copa do Mundo FIFA 2014, Mário Celso Cunha, representando o Governador Beto Richa; o secretário municipal para relações com a comunidade, Caíque Ferrante, representando o prefeito Gustavo Fruet; o deputado federal Fernando Francischini; o Comandante do 1º CRPM, Tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, representando o comandante geral da Polícia Militar, Roberson Luiz Bondaruk; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, José Eduardo de Moraes Sarmento, representando o presidente da Associação, Edson José Ramon, a desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto, representando o Tribunal de Justiça do Estado, o diretor executivo da ABRASEL – PR, Luciano Bartolomeu; o delegado Vinícius Borges Martins, representando o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Michelotto, o servidor público municipal Velocino Fernandes e o secretário municipal de comunicação, Gladimir Nascimento.