Requerimentos já foram protocolados na Câmara Municipal de Curitiba e agora aguardam ação do Executivo
Foram protocolados pela vereadora Professora Josete, líder do PT na Câmara Municipal de Curitiba, diversos requerimentos oficiais destinados à Prefeitura Municipal. Os requerimentos já foram enviados ao Executivo, e agora aguardam ação da Prefeitura. Os requerimentos dizem respeito às Casas-Abrigo para mulheres vítimas de violência, a Centros de Referência para o atendimento à mulher, a Centros-Dia, a uma escola municipal no Xaxim e um Cmei.
Casas-Abrigo e Centro de Referência
O ofício 401.00095.2013 sugere ao Executivo a implantação do programa de expansão das Casas-Abrigo para mulheres vítimas de violência. Casas-Abrigo são aquelas destinadas a oferecer abrigo e alimentação, prestação de assistência social, médica, psicológica e jurídica às mulheres vítimas de violência.
Outro requerimento sugere à Prefeitura a implantação do Programa de Centros de Referência para o Atendimento à Mulher, destinados a prestar informações, dar orientação e encaminhamentos a mulheres vítimas de violência. Outras atribuições dos Centros seriam oferecer apoio e orientação jurídica, promover cursos e palestras, garantir divulgação de programas, entre outras (proposição 401.00094.2013).
Escola Municipal e Cmei
Um dos ofícios pede a colocação, com urgência, de toldos na Escola Municipal Paranavaí, situada no Xaxim. O pedido é resultado de uma visita do mandato da vereadora à Escola, e atende solicitação da comunidade, pois as aulas estão sendo prejudicadas pela forte incidência do Sol nas salas (proposição número 044.0375.2013).
Outro requerimento indica o terreno localizado na rua Roberto Hauer, entre as ruas Carlos de Laet e Bartolomeu Lourenço de Gusmão, no bairro Hauer, para construção de Centro Municipal de Educação Infantil (proposição 401.00099.2013).
Centros-Dia
Também foi protocolado pela vereadora uma sugestão ao Executivo no sentido de criar e implantar “rede de serviços de atendimento e suporte familiar para portadores de Alzheimer e outras demências”. O “Centro-Dia” deve prestar serviços de apoio à saúde, ao convívio social e familiar e ao processo terapêutico destinado aos pacientes.
O Centro-Dia é uma rede de serviços desenhados especialmente para idosos que necessitam de supervisão, assistência e cuidados durante o período diurno, evitando que sejam internados em asilos ou “casas de repouso” (proposição 401.00093.2013).