Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Vereadora levou questionamentos levantados no primeiro semestre pela Comissão de Análise da Tarifa, da qual fez parte como suplente

Em reunião da CPI do Transporte Coletivo nesta quinta-feira (25), a vereadora Professora Josete (PT) questionou os representantes dos empresários do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana sobre os lucros das empresas e sobre a apresentação dos relatórios gerenciais de gastos e movimentações financeiras. Um dos depoentes foi o advogado Sacha Reck, que presta consultoria jurídica ao Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

“Questionei os empresários sobre a apresentação periódica de relatórios gerenciais de gastos e movimentações financeiras porque, segundo fatos levantados pela Comissão de Análise da Tarifa, no primeiro semestre, a URBS exige tais relatórios, porém, por algum motivo, eles não são fornecidos pelas empresas”, explicou a vereadora. “A importância dos relatórios é latente para sabermos quais são os gastos reais das empresas, com insumos, manutenção, etc”.

Em resposta, os representantes do Setransp afirmaram que dependem que a própria URBS elabore e forneça um plano de contas padrão para que os relatórios sejam entregues. “Não é esse o nosso entendimento”, afirmou Professora Josete, “mas vamos esclarecer com a URBS na próxima reunião”.

Outro questionamento da vereadora diz respeito aos faturamentos das empresas, talvez o principal ponto levantado pelos movimentos populares desde junho. Sobre isso, o Sindicato afirmou que desde o início da vigência do contrato, em novembro de 2010, as empresas acumulam déficit de R$500 mil mensais. “Perguntamos então como as empresas se mantêm”, afirma a vereadora. “Seria um caso de filantropia ou bondade?”, questiona.

A explicação do Sindicato é de que empresas têm realizado aportes financeiros de milhões de reais, e que financiamentos estão sendo buscados para quitar as dívidas. Sobre esse assunto, a vereadora afirmou que vai formular requerimentos solicitando dados e documentos específicos para verificar as informações.

A próxima reunião será na quinta-feira (1º), às 9h, no Plenário da Câmara.

Denúncias

Durante a reunião da CPI, a deputada distrital Celina Leão (PSD), do Distrito Federal, apresentou uma série de denúncias sobre a licitação no DF que envolvem diversos agentes do sistema de transporte coletivo de Curitiba e RMC. A deputada entregou à CPI mais de quinhentas páginas de documentos com informações sobre a licitação no DF. Celina Leão afirmou que o processo no Distrito Federal foi fraudado. Mais informações no site da Câmara Municipal de Curitiba.


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51