Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

imagemO Hospital do Idoso Zilda Arns e a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) estão completando dois anos de funcionamento, comemorados na manhã desta quarta-feira (26), em um evento no auditório do hospital, com a presença de funcionários, conselheiros de saúde, representantes de instituições de saúde de Curitiba e da comunidade.

pt1O Zilda Arns, inaugurado em 29 de março de 2012, data do aniversário de Curitiba, foi a primeira unidade gerenciada pela Feaes, que gerencia também a Maternidade Bairro Novo; o Serviço de Atendimento Domiciliar; os serviços médicos e de nutrição das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Atendimento Médico de Urgências (Samu); além dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) Bairro Novo, Cajuru, Pinheirinho e Portão.

Hospital

Nesses dois anos, o Hospital do Idoso ampliou o número de atendimentos e melhorou os índices de qualidade do serviço prestado. Entre 2012 e 2013, o percentual de internações cresceu 56%. O número de cirurgias, comparando o segundo semestre de cada ano, aumentou 307%.

A média de idade dos pacientes é de 75 anos; que 27% dos atendidos têm entre 80 e 100 anos.“O perfil clínico do paciente é mais complexo, mas, mesmo assim, o Hospital do Idoso tem apresentado excelentes indicadores”, analisa o diretor executivo, André Rodrigues Martim Neto.

O índice de quedas, que costuma ser elevado em idosos, está em 0,1% frente à meta de 2%. Já o índice de reinternação é de 1%, o que representa um terço da meta.

Atualmente, o hospital presta atendimento em 17 especialidades médicas, entre elas geriatria, a cirurgia torácica e vascular. Para os próximos anos, o Hospital do Idoso deve incluir novas especialidades de atendimento. “O objetivo é aumentar a vocação em áreas de doenças prevalentes no idoso, como ortopedia e acidente vascular cerebral”, disse o diretor da Feaes, Gustavo Justo Schulz.

O Hospital do Idoso tem 123 leitos distribuídos entre enfermarias, quartos de isolamento, leitos de UTI, observação, emergência e recuperação pós-anestésica. Os pacientes são encaminhados via Central de Leitos.

Feaes

Criada para atuar nos serviços de saúde ambulatorial especializada, hospitalar, de apoio diagnóstico e de ensino e pesquisa, a Feaes integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba e foi criada pela Lei nº 13663/10.

Pela lei, a instituição é submetida ao Conselho Curador – órgão deliberativo de controle e fiscalização das ações e prestações de contas da fundação e reúne representantes do gestor, da fundação, dos trabalhadores e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, fez uma retrospectiva da atuação da Feaes junto à rede de saúde pública de Curitiba e destacou a importância do trabalho da instituição para a manutenção e funcionamento de serviços essenciais. “O último ano foi de muito trabalho. Contratamos mais profissionais e a produção no Hospital do Idoso aumentou. Assumimos a gestão da Maternidade Bairro Novo e, recentemente, quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”, destacou.

Massuda salientou que a Feaes é uma modalidade de gestão que oferece emprego público e que é cada vez mais importante para aprimorar a qualidade dos serviços produzidos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

Gustavo Justo Schulz relembra o rápido crescimento da fundação estatal e ampliação dos serviços. “A Fundação está três, quatro vezes maior do que era quando foi criada. Hoje atuamos desde o nascimento até o envelhecimento da população curitibana. Às vezes curamos, mas buscamos sempre confortar a dor”, salientou.

Schulz destacou que atualmente a Feaes conta com quase 1,7 mil trabalhadores e o principal objetivo é continuar crescendo ordenadamente. “É importante mantermos a qualidade e a segurança do atendimento já oferecido aos nossos pacientes”, explicou.

Em nome do controle social, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adílson Tremura, parabenizou as equipes da Fundação Estatal e da Secretaria Municipal da Saúde pelo trabalho desenvolvido principalmente junto à população idosa de Curitiba.

Maternidade

A Maternidade Bairro Novo comemorou, no último dia 8, um ano de funcionamento sob gestão da Feaes. Neste período, 2 mil crianças nasceram sob os cuidados dos profissionais da Maternidade. Foram realizados ainda cerca de 2,8 mil internamentos e 12,3 mil pronto-atendimentos.

A maternidade realiza em todos os recém-nascidos os testes do pezinho, da orelhinha e do coraçãozinho. Em 2013, foram feitas mais de 5 mil ecografias.

“Nosso maior desafio foi retomar a credibilidade do serviço junto à comunidadee dar início à implantação de processos seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde”, explica a diretora geral Tereza Kindra, referindo-se às diretrizes para o parto humanizado. Ela destaca ainda a contratação das enfermeiras obstétricas e a implantação do atendimento segundo o protocolo de classificação de riscos.

Segundo Tereza, a atuação desses enfermeiros, juntamente com a equipe multiprofissional e o apoio dos médicos, dá condições para que o parto seja um momento natural e especial. Já a classificação de riscos tem o objetivo de priorizar o atendimento dos casos mais graves, organizar o processo de trabalho, melhorar a informação e classificar o atendimento de acordo com a queixa.

Fonte: Portal PMC


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51