Os cerca de 700 voluntários do Programa Brasil Voluntário em Curitiba, coordenados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, estão sendo bem avaliados pelos turistas que visitam a capital. Conforme pesquisa on line do portal de notícias UOL, que abarcou de maneira ampla os voluntários, a nota recebida pelo desempenho foi 9,5, considerada uma das melhores do país.
Em Curitiba, eles atuam nas imediações da Arena da Baixada, na rodoferroviária, na Fan Fest na Pedreira Paulo Leminski e no Centro Alternativo de Mídia, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Os turistas brasileiros e estrangeiros e a população de modo geral recebem orientações da equipe do Programa Brasil Voluntário sobre pontos turísticos, serviços públicos, ônibus, entradas nos estádios e informações diversas sobre a cidade.
Para a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego Mirian Gonçalves, o trabalho é fundamental para o bem-receber dos turistas de maneira eficiente e se diferencia pelo entusiasmo e alegria de cada voluntário. Ela aponta a experiência do voluntariado como um legado da Copa do Mundo e destaca que após o evento novas ações devem ser desenvolvidas com o intuito de mapear as experiências e fomentar uma rede de voluntários.
Entre os voluntários, a palavra gratidão é o que mais expressa a oportunidade de atuar na Copa do Mundo. Higor Bernardino relata que é um “momento único em sua vida”. Já Judite Maria da Silva conta que “está muito feliz pela oportunidade e que os turistas têm exaltado a organização de Curitiba”. E Sabine Karly ressalta a importância da ação social e de bem-receber as pessoas.