A Maternidade Bairro Novo está formando seu Comissão de Aleitamento Materno. A iniciativa integra as atividades de humanização do atendimento à gestante e ao recém-nascido e tem o objetivo de esclarecer dúvidas de funcionários e pacientes sobre a amamentação e promover ações de estímulo ao aleitamento junto à comunidade que recebe assistência na maternidade.
Para isso, conta com uma equipe multiprofissional formada por pediatra, obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, entre outros profissionais. “É um trabalho educativo, que atualiza o conhecimento da equipe, no que se refere à conduta e manejo, e esclarece mitos que muitas vezes a gestante traz com ela”, explica a pediatra Vilma Silva.
Um dos primeiros desafios da comissão é o plano de ações para a Semana Mundial de Amamentação, que acontece em agosto. A programação contará com palestras e blitze educativas e a realização de um mamaço, no dia 8, às 14 horas. Serão convidadas a participar todas as mães atendidas pela maternidade que ainda estejam amamentando.
Comitê Municipal
Na última terça (01), a Maternidade Bairro Novo sediou a reunião do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável. O comitê é formado por 22 instituições curitibanas, entre conselhos de classe, associações da área de saúde, hospitais e maternidades credenciadas ao SUS, bancos de leite e secretarias municipais.
As ações têm caráter técnico-científico, educativo, participativo e de mobilização social – com base nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – e é responsável por subsidiar políticas públicas e ações de promoção, proteção e de apoio ao aleitamento materno em Curitiba.
Fonte: Portal PMC